Sobre Nós

A nossa história

O Jardim Social de Travassô nasce da vontade de alguns cidadãos naturais de Travassô, que a certa altura entenderam a necessidade de ter na sua terra uma instituição que no futuro pudesse acolher os seus idosos, proporcionando-lhes assim um envelhecimento ativo e de qualidade.

Motivados, iniciaram então um caminho que desde logo teria de começar pela angariação dos fundos necessários para avançar da forma possível com o projeto e que também permitisse à instituição em caso de aprovação de financiamento, cumprir com a sua parte na responsabilidade financeira.

Entretanto, a 5 de março de 1988 é assinada a escritura de constituição da Associação de Solidariedade Social Jardim Social de Travassô, documento este outorgado por 31 pessoas.

O seguinte passo seria encontrar instrumentos de financiamento que tornassem este que ainda era um sonho uma realidade no mais curto espaço de tempo. Surge daí uma candidatura ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, que foi aprovada em 2006, iniciando-se então a construção do edifício original que foi inaugurado a 13 de julho de 2010 – uma terça-feira – pela Ministra do Trabalho e Segurança Social – Maria Helena André.

Nesta cerimónia, recordamos que a Ministra foi acolhida pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril contando ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, na altura, Dr. Gil Nadais, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Travassô, na época, Sr. Mário Martins, e por várias outras entidades locais.

O edifício foi benzido pelo Pároco de Travassô Padre Júlio Grangeia, e depois de descerrada a lápide evocativa foi feita uma visita à instituição.

Muitas foram as pessoas que colaboraram para que esta obra hoje seja uma referência no panorama social local e regional, no entanto importa fazer uma referência especial ao saudoso Comendador Almeida Roque por todo o apoio que deu e também ao primeiro presidente da direção pós projeto Sr. Manuel Rodrigues que de facto acompanhou nos seus mandatos a edificação da instituição.

É ainda de referenciar que entre várias obras internas e externas que hoje estão na instituição o José Daniel, foi ainda o autor do primeiro logotipo da instituição.

Testemunhos

“ Não posso deixar passar este momento, sem que diga, que estou numa Instituição que mais parece um Hotel, do que um lar, mas nem tudo é ótimo, nem mau. Temos um tratamento de qualidade e muita simpatia no acolhimento. Contudo, estou certo que haverá outros, que em dado momento não deem o apreço que estou a dar, mas com toda a certeza serão muitos que assim pensam. “

” Terminada a estadia no Jardim Social de Travassô da nossa Mãe Anilce e antes do nosso Pai Sebastião, porque Deus assim quis, em memória de ambos vimos com enorme respeito e consideração transmitir o nosso agradecimento, elogiar os Colaboradores e os Profissionais de Saúde desta Instituição – incluindo os que entretanto saíram. De junho 2008 a novembro de 2022 foram eles que assistiram mais de perto os nossos pais e deles cuidaram com carinho e disponibilidade. Eles são de facto dignos do nosso maior respeito, consideração e merecedores deste louvor. “